17 de agosto de 2012

Ação ou reação qual sua opção?



Chamo de agir tudo aquilo que é pensado, medido, e passado pela peneira dos princípios eternos da palavra de Deus.

Chamo de ação um ato consciente, por pessoas que não perdem o controle, que conseguem se dominar...

Domínio próprio leva a pessoa a agir, quem tem domínio próprio não reage a estímulos, não é levado a ações que trazem depois grande arrependimento.

Agir é não ser dominado por sentimentos que não fazem parte de pessoas que buscam ser melhores, é não dar espaço a vingança, é não falar algo que não era o que queria, é não deixar nada nem ninguém o tirar do sério, é esperar para falar, respirar antes de agir, lembrar o que os princípios da palavra e da ética ditam sobre como enfrentar aquele problema.

A grande dificuldade é que no geral as pessoas estão mais reagindo que agindo, uma fechada no transito, uma resposta atravessada, uma malcriação dos filhos, uma indelicadeza do cônjuge, já são capazes de nós mudar , de nos fazer reagir, de nos fazer perder o controle.

Amo muito a Jesus pois teve em sua vida muitos estímulos que explicariam ele sair do sério, ele reagir, ele se perder, porém ele manteve sempre o controle.

E você tem reagido ao agido?

Um comentário:

  1. Fiquei refletindo sobre a importancia da reação a partir desse devocional...e lembrei de Mt 5;39 b..."a qualquer que te ferir a face direita, volta-lhe também a outra". Essa é a vontade de Deus...e Jesus agiu e reagiu segundo essa vontade quando se entregou por nós, de forma tão humilhante...e sem reação.

    ResponderExcluir