26 de outubro de 2009

Jesus e a aparência.



Uma coisa que sempre observei foi como as pessoas gostam de aparências...


Eu me lembro que no tempo em que fui militar, no exército, meu comandante dizia: "Não basta ser soldado, é preciso parecer soldado".

O homem pós-moderno é muito ligado em aparências, na pós modernidade você é o que você tem, o que você faz, o que veste, o carro que você dirigi, o dinheiro que tem no bolso, o ditado do nosso tempo é: "diga-me quanto tem e eu te direi quem és".

Outro ditado diz que a primeira impressão é a que fica e no nosso tempo essa impressão é medida pelo que se vê, ou seja, pela aparência.

Olhando para este contexto me lembro de como Jesus lidava com a aparência, de que Ele não dava valor nenhum a ela, de o quanto ele a desprezava, como Ele ia contra tudo aquilo que a maioria achava importante.

Ele era o único ser humano que poderia ter escolhido onde ia nascer, em que condições, em que lugar, como ia ser a recepção, quem iriam ser seus pais, em que cidade e época da história.

Ele então decide nascer da forma mais simples possível, na cidade mais simples, em uma família simples e foi recebido por simples pastores que eram extremamente discriminados naquela cultura.

Que tipo de nascimento o mundo esperava de seu Rei? Se você fosse Jesus como escolheria nascer?

Gosto de imaginar sua entrada triunfal em Jerusalém, ao invés de um grande cavalo de raça, de um "carro importado" ele faz sua entrada TRIUNFAL em um jumentinho emprestado, quanto desapego a aparência...

Em muitas religiões no mundo a aparência é importante, os líderes precisam ser assim, se vestir "assado", as pessoas precisam ver para crer, e dão muito valor ao que vêem.

Com Jesus é diferente, posso vestir o que quiser, não preciso aparentar, Ele sabe, Ele me conhece na intimidade, com Ele não preciso mostrar o que não sou, não preciso correr atrás das coisas que não tenho, não preciso ser teatral, posso ser o que sou, e Ele não me olha pelo que mostro, mas sim para meu intimo, para minha essência.

Eu nunca seguiria um Deus que se preocupasse com aparência, por isso amo a Jesus.

Alípio Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário